Recomenda-se:

Netscope

Wednesday, December 19, 2012

Limpeza na lista de blogs: ao ataque!

"Toca a limpar, gente trabalhadora e esforçada".

Antes do Ano Novo, estou a limpar a lista de blogs que sigo: ela nunca funciona lá muito bem, como já tenho reclamado por aqui, e quanto mais "tralha" tem, menos possibilidade há de acompanhar aqueles que realmente me interessam e/ou com os quais interajo, nem os bloggers que têm a amabilidade de me ler e comentar, tão pouco os espaços que me provocaram curiosidade e que gostaria de ler com mais atenção. Alguns dos meus preferidos passam mesmo lá para o finzinho, independentemente da ordem alfabética. Realmente não percebo, mas até por uma questão de feng shui (acumular coisas que não se usam atrai energia negativa e disso quanto menos, melhor) é boa ideia retirar de lá:

1 - as escolhas óbvias: os blogs que não são actualizados desde 1900 e bolinha. Quando voltarem a escrever, let me know; gosto de gente viva e de blogs vivos. Um blog parado parece-me assim meio sinistro...

2 - outra escolha que não tem nada que saber: alguns que me pareceram interessantes, mas afinal...não têm apelo para mim. Os assim assim, que não acrescentam nada. E os que perderam o fôlego. Same old, same old, não obrigada.

3 - blogs sem caixa de comentários. Qual é a graça de ler se não se pode comentar? E não é que uma pessoa escreva com o intuito de receber comentários ou massagens ao ego, nada disso, mas...deve ser um pouco solitário. Cada um sabe de si e Deus de todos, mas a possibilidade de interacção é das coisas mais interessantes da blogosfera, eu acho.

4 - blogs de pessoas que escrevem com regularidade, e até razoavelmente, mas nunca se vêem por aí a comentar seja quem for. Está certo que isto não é exactamente troca por troca (sigo alguns blogs que não têm contacto estreito com o meu, e estou certa de que haverá pessoas que me lêem e com quem, por qualquer razão, ainda não interagi) mas um blog com número apreciável de seguidores e comentários, cujo dono nunca se vê a retribuir a atenção nos blogs de ninguém ( e não me refiro ao meu, é mesmo no geral) ou mesmo a responder aos comentários que lhe enviam soa-me a umbiguismo. Ou lembra-me uma máquina maléfica para ali a debitar textos, com ar ganancioso "comentem-me! comentem-me! que eu cá não respondo nem visito ninguém, há que dar graças aos céus pela minha existência". Se calhar é maldade minha, mas faz-me confusão.   Assim como assim, não devem dar pela minha falta, por isso, fora.

5 - blogs "de moda" tolos. Livrei-me de boa parte desses aqui há tempos, mas ainda havia aqui alguns que o Reader se recusava a apagar (e olhem que houve uns quantos MESMO teimosos) e que começavam sinceramente a enervar-me, sempre ali a aparecer e além de tontos, a encaixar também na categoria acima, o que é muita tonteria junta. Ai publicas post sim, post sim, os looks banalíssimos da mesma pseudo-celebridade-alpinista-social?
Não trazes nada de novo, nem de espirituoso, nem que me ensine alguma coisa, me divirta ou me inspire? É chapar no blog toda a santa semana wihlists com tralha que qualquer uma chega ali ao Fórum ou Dolce Vita mais próximo e traz por meia dúzia de tostões, sem qualquer criatividade nem critério? E looks do dia patetas? Erros de ortografia, ainda por cima? Ai é? Então, toma. Fora do meu reader *língua de fora* que eu já aturo gente tola que chegue no mundo real.

Ainda não terminei, mas já não falta tudo. Por isso, deixo-vos duas perguntas:

- O que é que vos faz MESMO deixar de seguir um blog?

e,

- Agora que tenho mais espaço, que blogues fabulosos, interessantes e fantásticos é que eu ando a perder?







                             

26 comments:

menina lamparina said...

O último género que apontas é mesmo o único que me repele... :/

Colour my life said...

Eu teno que ser sincera, blogs das pitas tolas, já não tenho pachorra. Blogs em que o pessoal escreve mal que dói, menos ainda e os blogs em que as gajas só falam da maravilha de homem que têm lá por casa, também me cansam os nervos. E tenho, urgentemente, uma limpeza também para fazer!

Imperatriz Sissi said...

Impossíveis...cada um...uff

Imperatriz Sissi said...

Ámen!Os das pitas tolas são intoleráveis. Espero é não me enganar em nenhum para não ofender ninguém - quer-me parecer que não apaguei alguns que dei ordem para apagar e eliminei alguns que queria conservar...

Urso Misha said...

- O que é que vos faz MESMO deixar de seguir um blog?
à coisas que me fazem nem sequer ir a um blog:
- o porno blog
- os hate blog (conseguir escrever 4 a 5 tópicos por dia a dizer mal de alguem, apesar desse alguem poder ser irritante e estupido e se achar "da best") é no minimo parvo
- deixarem de escrever
- e fugirem completamente ao que era o blog inicialmente, fugirem para pior claro

- Agora que tenho mais espaço, que blogues fabulosos, interessantes e fantásticos é que eu ando a perder?
A blogosfera é demasiado grande (sim, mesmo em portugal), é ir desbravando, eu de vez em quando vou ao perfil vejo o que anda a seguir e muito de vez em quando, lá gosto duma coisa

e já agora tens aqui um cantinho espectacular, com grandes toques culturais e grandes fabulas, só é pena é a moda, mas não se pode agradar a gregos e troianos, não é

Imperatriz Sissi said...

Muito obrigada, Misha :D
Já sei que alguns leitores masculinos não gostam tanto dos posts de moda mas vá lá, tento ter algo para todos diariamente ;)
Beijinho

Urso Misha said...

e tens, sem dúvida...

lena said...

Concordo com o seu texto. O que me faz deixar de seguir um blog é mesmo o não ser actualizado há muito tempo ou ter sido removido. Raramente deixo de seguir um blog, mas se começar a ser muito cansativo, começar a falar de assuntos que não aprecio então deixo.
Beijinhos grandes.

A Bomboca Mais Gostosa said...

Gosto de blogs que sejam actualizados e que não tenham publicidade descarada. Os que tem, deixo de seguir. E sim, também não gosto de gente que NUNCA comenta.

Tamborim Zim said...

Boa Sissi! Limpar ´´e (acento no e, os acentos est~~ao loucos no pc n sei pq...), limpar ´´e, dizia, viver. Deixo de seguir um blog se chego a conclusao q o conteudo n me interessa, se e uma mesmice, se ha opinioes/alvitres q n considero respeitosos, pu q colidem seriamente c algumas coisas q prezo, e se me bloqueiam comentarios q n acredito terem nenhum mal. De resto, por ex., nunca consegui seguir o teu n por n o ler diariamente, mas pq tecnicamente n consigo, e o mmo se passa c outros.

Tamborim Zim said...

Vi(m)ver o mundo - da minha mana - ´´e giro!

Chic Maria said...

Pronto, já me fartei de rir mas, na verdade, devia era fazer o mesmo! :D

Imperatriz Sissi said...

;)

Imperatriz Sissi said...

Alguns deixo-os andar imenso tempo a ver se o autor se lembra e acabo por remove-los, com muita pena.

Imperatriz Sissi said...

Isso da publicidade dava um post. Tem de haver um equilíbrio, quer da parte dos responsáveis de comunicação das marcas, quer dos bloggers. Não acho que seja benéfico para ninguém. E gente que nunca comenta...é uma opção, mas não deixa de ser estranho.

Imperatriz Sissi said...

Tenho o mesmo problema com o teu. Sigo-o mas não aparece o meu perfil, só o e-mail. Nunca percebi!
E essa de bloquear comentários só porque não concordam connosco é uma estupidez. Só há 3 motivos que me fazem não publicar:

- Comentários maus e agressivos (felizmente tenho tido sorte, mas como acho que não há necessidade de ser desagradável para dizer o que quer que seja e o blog é meu e tenho o direito de não ver aqui coisas que me entristecem, lixo; não gosto de servir de "alívio" às frustrações de gente esquisita).

- Ordinarice, mesmo que seja dita com intenção simpática. Se tiver coisas que pareçam chocantes ou possam melindrar, não publico.

- Palavreado de engate barato. Não há paciência.

Imperatriz Sissi said...

Eheheh obrigada, Maria. Beijinho.

Imperatriz Sissi said...

ó Meu Deus, esqueci-me de acrescentar que esses posts do homem para cá e para lá não têm graça ou antes, poucas pessoas os escrevem com graça. E sem ofensa a ninguém, tratar o dito por "o meu homem" a torto e a direito, como ficou na moda dizer-se...not my cup of tea. É um tratamento um bocado abrutalhado, a usar em privado, ou a conta gotas, no máximo. Lembra-me as mulherzinhas da praça (sem desprimor, que são umas queridas mas não andam por aí a escrever para todo o mundo ler as suas intimidades) a gritar "ai o mê home, ai o mê home, tenho de ir fazer as sopas do mê home" :D

Sara Silva said...

eu revejo-me nesses problemas com o reader: blogs que insistem em continuar lá apesar de eu já os ter apagado várias vezes e outros que eu adicionei e que nunca vi a aparecerem na lista das actualizações! porém agora encontrei uma forma muito mais prática de estar a par das actualizações deles (se bem que ultimamente não lhe tenho dado muita importância. tenho que, como tu, fazer uma limpeza na minha lista): aplicação Notificador do Google Reader! eu uso o google chrome por isso é só ir ao site procurar essa aplicação, instala-la e ela aparece ali no cantinho com o número de posts novos da lista de blogs que sigo. agrada-me muito!

quanto à tua questão: sem dúvida que o que me faz deixar de seguir um blog ou, logo de início escolher não o seguir, é a forma como a blogger escreve. eu dou muita importância aos erros ortográficos e se a eles se juntarem frases mal escritas, é de mais! além disso também convém que tenha um layout bonitinho.
de resto, com o passar do tempo começo a aperceber-me melhor do conteúdo e se eu o achar muito repetitivo em comparação a outros blogs do mesmo tipo, repenso a minha escolha de o seguir

Imperatriz Sissi said...

Obrigada pela dica, Sara! Quando tiver um bocadinho vou experimentar.
Erros ortográficos, ou frases mal construídas, geram todo o tipo de más reacções na minha pessoa. Não há desculpa para isso nos dias que correm...e se o que se escreve vai ficar público, o mínimo é tentar que fique legível. Beijinho.

Pusinko said...

Deixei de seguir vários blogs por razões diversas. Entre elas:

- mudanças de conteúdo/perda de identidade, a meu ver;

- o/a autor/a de blog x ou y mostrar uma atitude muito diferente da que tem no seu próprio blog e, por exemplo, co-protagonizar uma peixeirada em caixa de comentário alheia, com direito a insultos e ofensas de bradar aos céus (assisti em 2 ocasiões e lá foram 3 blogs ao ar de cada vez);

- blogs cujas autoras (são maioritariamente mulheres) ficam super excitadas com qualquer pupu (= trapo, acessório, sapato...) que se diga must da estação e aqui d'el rei se não vamos a correr comprar e virar carneirinhos do imenso rebanho in do qual se julgam gurus. E depois é ver fotos de como se vestem e perguntar como é possivel um faniquito fashionista transformar uma pessoa em árvore de Natal dos anos 80. Todos os dias.

Acompanho blogs de teor muito variável, mas dou preferência ao humor bem escrito.
Nisto da blogosfera, cada um vai (des)contruindo a sua mas, entre os generalistas, gosto muito do Pulha Garcia (http://obomsacana.blogspot.de/?zx=f68707ebb1ed14c3), da BAD (http://girls-go.blogs.sapo.pt/) e do Dexter - blog que também estimas :)
Este post recorda-me que também tenho de fazer limpezas.

Sérgio Saraiva said...

A minha lista de blogs que sigo é relativamente aleatória :P
Sigo tanto blogs de escrita-lixo como blogs mais profissionais, tipo o teu :P

Mas também se calhar porque acedo aqui mais numa lógica de relax. Por vezes entre reuniões de trabalho, durante o almoço (i.e. agora) enquanto como uma sandes, etc. Eu tenho esta caraterística de estar sempre a fazer e a pensar em duas ou três coisas ao mesmo tempo. Por vezes os meus comentários aos posts demoram horas a escrever mas é porque, escrevo uma frase, faço um relatório no trabalho, escrevo outra frase, vou a uma reunião, escrevo mais uma frase, vou para o outro lado da cidade... etc...

Também gostava de ter um blog meu atualizado, e com conteúdos de jeitos, mas não consigo dedicar o tempo que precisava. É um dos meus 50 projetos pendentes :P

Imperatriz Sissi said...

eheeh..subscrevo inteiramente. Felizmente nunca apanhei bloggers que seguisse em peixeiradas, mas acho que também me faria mudar de ideias.
O Bom Sacana não conheço, tenho de ir espreitar.

Imperatriz Sissi said...

Gracias, Sérgio ;)
Tens de colocar " investir no blog" nas tua lista de coisas para fazer. E curiosamente, o teu é dos que teimam em não aparecer na minha lista. Daí eu não parar muito por lá, não é por mal.

Imperatriz Sissi said...

"Lista de coisas ara fazer" no Ano Novo, entenda-se.

Imperatriz Sissi said...

Mentira: conheço o Bom Sacana, e até já estava na minha lista - um dos tais cujas actualizações nunca recebi. Estava a confundi-lo com outro blog com nome semelhante. Porcaria de Reader!

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...