Recomenda-se:

Netscope

Tuesday, February 12, 2013

Os Maias no Baile dos Cohens, perdão, Carnaval


Dei-vos um lamiré da minha fantasia para este Carnaval: pois bem, decidi reinventar a minha fatiota de Maria Eduarda da Maia, de cujo estilo vos falei há dias. Para o efeito juntei alguns elementos nas únicas cores que vemos a personagem usar no livro: branco e negro. Um vestido de gala que comprei para um baile (na altura, escolhi-o precisamente pelo seu aspecto a lembrar os modelos do século XIX) bolero de veludo, bolsinha de cetim branco-creme (não consigo chamar clutch a isto) chapéu "com um véu muito apertado e muito escuro" (véu esse que me moeu a paciência e não me deixava ver nem pensar condignamente) luvas longas de cetim e a rematar, uma capa. Apesar de estar mascarada, não usei maquilhagem dramática: optei por algo simples que desse só uma corzinha ao rosto, porque Madame Castro Gomes, aliás Madame Mac Gren, aliás Maria Eduarda Monforte da Maia nunca aparece pintada - fora o pó de arroz  é o cúmulo da discrição e deixa o traje elegante, "escuro, quase severo, que parecia a Carlos o mais belo, e como uma expressão do seu espírito" falar por si. Branca já sou, mas para ficar "grande e branca" como ela tive de recorrer a umas litas - que sempre o disse, me lembram as botinas desse tempo e impediram que a cauda do vestido arrastasse pelo chão. E é claro que me fiz acompanhar pelo Senhor Carlos da Maia, mais uma cocotte e outras personalidades da época, porque como vos tenho dito, não brinco em serviço quando o assunto é encarnar personagens. (O pior é o cansaço que sinto hoje, mas isso não interessa nada...).
                     

4 comments:

Olinda Melo said...


hihi...

Sempre quis saber qual o aspecto de Maria Eduarda Maia.Tenho procurado idealizá-lo, adivinhá-lo... Agora o meu desejo foi satisfeito.

Gostei muito. :)

Bj

Olinda

Imperatriz Sissi said...

Oh, Olinda, que querida. Muito obrigada. Beijinho.

Tamborim Zim said...

Uma Maria Eduarda linda e chic a valer!

Imperatriz Sissi said...

Obrigada, minha querida ;) Faz-se o que se pode!

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...