Recomenda-se:

Netscope

Saturday, April 27, 2013

Acudam, estou a ficar zen.


Confesso que não sou grande adepta de muitas ideias zen, que não ligam bem com o meu irish temper. Algumas (e isto falando muito superficialmente) parecem-me uma grande fiada de lugares comuns, ou nomes pretensiosos para o banal bom senso, e se há coisa que me tira do sério são as patacoadas baratas. A paz a propósito de tudo e de nada (até quando a nossa Verdadeira Vontade, e na Verdadeira Vontade eu acredito mesmo, é espetar um bom, justificado e pacificador par de estalos na pessoa que nos está a tirar a zenidade) o não desejar nada, a renúncia (creio em pôr o coração ao largo e no modo seja o que Deus quiser, mas tudo o resto soa-me a fingimento do grande) e outras ideias fofinhas causam-me alguma irritação, porque ninguém é assim tão bonzinho. Eu não sou, ainda que por vezes dê a outra face. E quando dou - coisa que acontece graças a um auto domínio quase sobre humano a que fui habituada, que queira ou não, me assalta nos momentos mais inacreditáveis, e que já mencionei aqui e ali  - não é por bondade ou gentileza, admito. Acredito que o Divino Redentor, quando recomendou tal coisa, foi uma forma de nos ensinar a dar desprezo nítido, ou a ir para casa e pensar melhor na forma de expulsar os vendilhões do Templo com mais panache, de fazer cair o dito cujo, de secar a figueira ou de chamar as Pragas do Egipto, tudo coisas que não se fazem de cabeça quente.  A impetuosidade e o agir por instinto sempre me assentaram melhor, porque quanto mais depressa ajo mais de acordo estou com o meu Eu Interior, ou lá que nome New Age dão ao miraculoso instinto de que os Deuses nos dotaram, e que sabe sempre a resposta certa. Mas como as minhas crenças são uma alegre mistura de absorver o que é útil, descartar o que não interessa e acrescentar algo meu, como dizia o Mestre Bruce Lee, há pensamentos zen que se coadunam com filosofias que adoptei: um deles é a quietude absoluta. Só é pena que não se compre em cápsulas.

No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...