Recomenda-se:

Netscope

Saturday, October 12, 2013

Vestidos-lingerie: pijama na rua tudo bem, mas com limites.‏

                            60313-vui_fw13_136
Remember os vestidos-combinação, tão em voga nos anos 90 e revisitados timidamente aqui e ali desde então? Neste Outono regressam em força, tal como outros elementos (camisas xadrez, Doc Martens...) do grunge. Numa versão ameninada (Yves Saint Laurent) ou a lembrar abertamente lingerie (Louis Vuitton)  transformar as camisas de dormir em vestidos de noite - ou mesmo adaptá-las para o dia - volta a ser legítimo.
                      
                                             Kate Moss e Naomi Campbell, 1993

Sempre achei que as versões acetinadas lembravam demasiado roupa de dormir para o meu gosto (sabem aquele pesadelo em que se vai de pijama para a escola?) e sendo em tecidos tão finos, não se tornavam práticas para usar na rua nem eram aconselhadas a silhuetas mais femininas. Uma rapariga de busto saliente não se sairá tão bem como uma Kate Moss nestas avarias...

Claro que  quem já usou, em tempos idos, o conceito original - vestido lingerie ou camisa transformada em vestido, chapéu, botas militares ou mary janes, ou a fórmula ultra minimalista das modelos dos anos 90- dificilmente irá (ou deverá) usá-lo da mesma maneira. O look "bonequinha grunge, com umas misturas punk" que andará pelas lojas deve ser deixado às adolescentes que o experimentam pela primeira vez.  

Para todas as outras, a lógica impõe a versão elegante (e sexy): saltos finos, uma boa carteira ladylike e de preferência, um sobretudo de sonho a modelar a cintura e as ancas, como este LV (abaixo): decadente o suficiente para aludir à lógica sex, drugs, rock & roll (ou mesmo, aos delirantes anos 20) e nonchalant que chegue, mas com toda a classe do mundo.

Por isso, a versão de Marc Jacobs para a Louis Vuitton (acima) parece-me a melhor ideia: um vestido lingerie, com rendas e tudo, mas que tem realmente modelagem de alfaiataria e um tecido normal, consistente.

Sou pela máxima francesa "nunca durmas com uma camisa feia porque podes precisar de ser salva pelos bombeiros" mas tudo tem limites.
                             60313-vui_fw13_160


3 comments:

Marisa Duarte said...

Ola preciso de uma opiniao. esses vestidos tipo lingerie são mesmo de se usar na rua?

Marisa Duarte said...

ola. esses vestidos tipo lingerie são mesmo de se usar na rua?

Imperatriz Sissi said...

Olá Marisa,

são sim. Em quem tem uma silhueta esguia (e com lingerie adequada) ficam fabiulosos com um casaco largo por cima. Vide o caso da Lily Collins, de Givenchy:

http://perezhilton.com/cocoperez/2013-11-08-lily-collins-givenchy-flaunt-magazine-party-hakkasan-beverly-hills?photo=13#sthash.hEsbwpmI.dpbs

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...