Recomenda-se:

Netscope

Tuesday, January 14, 2014

A cena mais que perfeita: a "máscara" de uma mulher.

                

Sem nunca ter sido fã acérrima de Desperate Housewifes, adorei a Bree desde o primeiro instante e a cena abaixo foi das mais marcantes que já vi na televisão. Pela passagem de testemunho de mãe para filha - e esses ensinamentos sempre foram transmitidos no boudoir ou na cozinha - e por ser verdade. Embora as publicações actuais encorajem as mulheres a ser espontâneas até quando isso não é bom para elas, a tradição ensinava que uma rapariga educada não deixava ver grande coisa das suas emoções. Para esconder o sofrimento, ou para o evitar. Ao ver isto, consigo ver-me junto à minha querida avó num diálogo semelhante. Também ela tinha sempre o meio sorriso pronto, a cabeça erguida e nem morta saía mal arranjada por muito triste que estivesse. Jamais dava à assistência o espectáculo (ou a satisfação) do desânimo. E que força é precisa para isso? É uma daquelas pequeninas coisas da velha arte de ser mulher.
 Hoje, por acaso, revi o diálogo entre as duas actrizes e reparei que Rebecca Wisocky, a mãe de Bree, agora interpreta Evelyn em Criadas e Malvadas (eu viciada me confesso) outra dona de casa em versão socialite perfeita, ruiva, com cara de boneca de porcelana e impecavelmente vestida que nunca deixa ver o que lhe vai na alma. É que isso de ser mulher, ou antes uma senhora, tem mais que se lhe diga do que vir ao mundo e deixar que a natureza faça o seu trabalho. É um sacerdócio.

 "I think you're old enough to learn about 'the mask`. That's what my mother called it. It's the face you wear when you don't want other people to know what you're feeling. All well-brought up woman learn to conceal their emotions as it becomes very useful, especially when dealing with men. When a man knows what you're thinking it gives him power over you. For example, if a man knows how much you love him, he'll take you for granted. He'll hurt you. Carelessly. Cruelly. Constantly. All you need is a hint of a smile.
 Perfect. With a smile like that, no one will ever really know what you're thinking".


1 comment:

M said...
This comment has been removed by a blog administrator.

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...