Recomenda-se:

Netscope

Sunday, March 16, 2014

"Manias tem a minha Maria muitas"...eu eu também.


O dizer popular aplica-se-me como à maior parte das pessoas, creio, já que manias são coisa sagrada, cada um tem as suas e pronto.

 Mas às vezes, em certos aspectos, sou tão funcional, tão implacavelmente irrepreensível, tão organizada que chego a perder a paciência comigo mesma. E é claro que gostando eu tanto de Modas & Elegâncias, nesse quesito o espírito do meu trisavô dândi apossa-se de mim e acabo por ser uma versão mais ligeira (e de saias) do Jacinto de A Cidade e as Serras. Ou levar a gestão do guarda-roupa quase tão a sério - e de forma mais trabalhosa, já que não tenho pessoas consagradas a esse serviço - como uma Rainha Tudor, cujos closets eram alvo de mais inventários e cuidados que os da Vogue actualmente.

Senão, reparem: 

1- Não tenho a mínima paciência para  esmiuçar as lojas como muitas  mulheres. (A excepção será feita a certas "caças ao tesouro", porque aí a graça está na procura e nunca se sabe o que aparece). Algumas pessoas que possam acompanhar-me aqui ficariam desiludidas se fossem comigo às compras (embora para os cavalheiros o meu modus operandi fosse provavelmente uma lufada de ar fresco). Dou-me ao trabalho de ver comodamente em casa as novidades - a internet foi uma grande invenção - e só lá ponho os pés se houver alguma coisa que interesse e que por acaso não compense encomendar. 

2- Chegada lá, vou direita àquilo que fui procurar e se já conhecer o produto em causa, nem experimento. Os meus saltos só tocam naquelas horríveis coisas com cortinas, má luz (e às vezes, pó no chão) se não puder de todo evitar.  É que tenho uma birrazinha com cabines de provas. Manienta, mas despachada.

3 - Uma vez que conheço bem o meu guarda roupa, só me dou à canseira de comprar mais coisas se a) forem peças que me façam falta e/ou que dão sempre jeito (t-shirts, calças clássicas pretas e por aí) b) for algo que quero mesmo naquela estação, depois de me certificar de que não há nada em casa que faça o mesmo efeito c) peças que colecciono (como certos vestidos ou casacos) d) oportunidades que não se podem mesmo deixar passar (sapatos de designer com desconto ou um achado vintage que seja único, por exemplo).
  Pensando bem, acho que esta não é uma má mania. Estamos em crise e afinal, quem precisa de tralha? 

4- Fiz voto de não deixar roupa (nem calçado ou carteiras) em pousio e além disso não gosto nada de me atrasar. Correr desesperada ou mudar de traje três vezes pela manhã faz-me muita impressão, por isso todas as santas semanas ponho uns quantos outfits montados em cabides, num charriot ou manequim. Isto depois de ter dado uma volta às revistas e páginas de street style para tirar ideias. Assim não corro o risco de andar sempre com as mesmas peças enquanto as outras ganham mofo, não me sinto culpada e poupo tempo. E se ceder ao "logo se vê", não durmo descansada a pensar no pesadelo da manhã seguinte. Been there, done that.

5- Volta não volta lá ando eu a transportar shopping bags e porta fatos com roupa para a costureira/ lavandaria ou calçado para o sapateiro, porque não quero nada que não sirva na perfeição ou esteja incapaz de ser usado a gemer pelos cantos. Como diz a senhora minha mãe é um desporto exigente, mas enfim, há quem venda a alma para ser torturada várias tardes por semana no cabeleireiro; isto sempre é mais rápido e um bocadinho mais barato.

6- Se tenho um evento ou uma festa, não descanso enquanto não faço o bom e velho go through your wardrobe para escolher não uma, mas duas ou três toilettes apropriadas, para evitar as situações que descrevi aqui. Na maioria das vezes já tenho uma ideia bem clara do que quero, mas quê - enquanto o look não estiver experimentado, montado ao milímetro, passado, embalado  e pronto a levar não ando tranquila.

Não sei se isto são dicas, se são manias que não lembram a ninguém e se isso faz de mim uma pessoa prevenida/organizada ou um Exterminador Implacável assim mais cor de rosa. Por vezes a dúvida adensa-se, palavrinha...








No comments:

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...