Recomenda-se:

Netscope

Sunday, April 27, 2014

Sabem o que seria genial, sabem?

Descobrir-se que o Eça tinha escrito uma data de apontamentos com todas as aventuras da Maria Monforte, nomeadamente o seu passado que no livro é só sugerido em pinceladas largas (já sei que faz parte do mistério da personagem, mas sonhar não paga imposto).

 Assim estilo romance paralelo ou self fan fiction. Se Tolkien o fez, Eça também o pode ter feito (a "Tragédia da Rua das Flores" é muito agradável, mas não conta) e ter perdido o caderno lá pela Terra Santa ou coisa assim.

 A estouvada beldade fatal  é uma das minhas personagens preferidas - tem tudo para uma pessoa antipatizar com ela mas também qualidades redentoras, como a generosidade e a abnegação, que a distinguem das mulheres do seu género. É uma tonta e uma sentimental, merecia chicote, mas eu gostava de ver mais das suas toilettes e namoricos, de saber de onde saíra "assim, tão loira e bela? quem fora a mamã?" e também não se me dava de saber mais detalhes sobre o Tancredo, o belo Príncipe italiano exilado e condenado à morte que lançou a desgraça na Casa dos Maias.

 Gostava mesmo que isso acontecesse mas tinha de ser uma coisa autêntica, porque palavra de honra, havia de se fazer auto de fé com as "sequelas" que alguns autores portugueses se lembraram de rascunhar. Respeitinho pelas coisas sagradas é muito lindo.

2 comments:

Inês Sousa said...

isso é que era chique a valer! por acaso sempre achei a mãe mais interessante do que a filha, foi pena não ter havido um livro tipo "prequela". Este e os seus outros textos sobre Eça estão a deixar-me com vontade de ler o livro pela 5ª vez, vou ter de o procurar em casa dos pais está visto (não e canso de ler e reler esta obra)

Imperatriz Sissi said...

Inês, eu volta e meia lá vou buscá-los...mas isto da Monforte ser assim tão misteriosa é um bocadinho frustrante. Não sei se a acho mais interessante do que a Maria Eduarda porque tenho um fraco enorme pelo seu "ar de grande dame", pela sua nobreza, enfim...ambas são fascinantes, mas a Monforte é sem dúvida mais colorida! Aa começar pela toilette cor de rosa agoirenta...

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...