Recomenda-se:

Netscope

Tuesday, June 17, 2014

Momento inveja branca, ou "benza-te Deus" do dia.


A inveja é para mim, a seguir à baixeza, o pior dos defeitos e um sentimento que nunca percebi. "Detesto esta pessoa por- nenhum- motivo- a -não- ser- ela- ter- isto -e -aquilo -que -eu -não -tenho"...é uma forma de pensar que me escapa completamente, porque ninguém ganha nada com isso. Lá diz o povo e bem, "nem o invejoso medrou, nem quem ao pé dele morou".

 Além do resto, deve ser uma tremenda canseira observar os outros ao milímetro para cocar o que têm ou não, e muito doloroso moer-se de raiva só porque alguém é mais bonito, mais rico ou mais bem sucedido/nascido/amado.

     Mas a inveja branca, ou a inveja da boa, é um sentimento inócuo e positivo. Pode ser até uma força de motivação. A inveja má diz "eu não tenho, por isso tu também não hás-de ter porque isto assim não é justo", a inveja boa afirma " tão bonito, também quero" e inspira a conseguir outro tanto, o que nunca é uma coisa má desde que se tenha noção das próprias limitações e capacidades.

 Daí ser costume antigamente ( e ainda hoje, em certos meios) acrescentar-se "benza Deus!" depois de elogiar a beleza, a fatiota, a felicidade ou os filhos de alguém, para provar que a admiração era genuína, que se estava realmente contente pelo sortudo e não se desejava mal algum - que, em suma, não havia ali peçonha nem mau agouro.

Pois bem, a menina Poppy Delevingne tem muito que se lhe inveje (lá em casa sempre me disseram "antes causar inveja do que pena") e este vestido off the shoulder de Vivienne Westwood que usou há dias é um exemplo muito sério disso: perfeição sem mácula. 

 Mas como eu não sou invejosa e nem sei o que isso é, só tenho a dizer "que linda está a Poppy: benza-a Deus três vezes!".



3 comments:

Sandra Marques de Paiva said...

Mesmo :)

Paula said...

Super elegante.
Muito bom gosto!
http://vidademulheraos40.blogspot.com/

Fashionista said...

Linda mesmo, o vestido, o cabelo, os sapatos, a maquilhagem, tudo!

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...