Recomenda-se:

Netscope

Wednesday, June 11, 2014

O dia de Portugal...e a dignidade que lhe compete. Ou chatear o Camões.


Eu não vi o desmaio do Sr. Presidente. No momento eu estava numa situação tão Portuguesa como Deus quer, num bairro típico de Lisboa, à espera que uma taberneira despachasse as sardinhas e entretida a olhar para as bandeirinhas e manjericos. Cansada de uma noite de arraial à moda antiga e tão arredada de fanicos republicanos como se pode.
 Mas a televisão estava ligada, com um desses programas gravados em cada terra - Somos Portugal, ou coisa que o valha, neste caso da TVI.

 Desta feita, o circo era na Mealhada. E como as benditas sardinhas nunca mais vinham, deu para ver que o Dia da Raça - que agora cai mal chamar-lhe assim, quanto mais não seja porque deu o arejo na"raça" e ela anda muitíssimo enfezada - para esta gente, consiste numa panóplia de cantoras pimba gorduchas e bailarinas a condizer, tutus a descobrir presuntinhos, câmaras focadas em populares a mastigar de boca aberta, kizombices e afins, escolas de samba a provar que o samba é uma dança do mais lusitano que há - e que a julgar pela nudez roliça das adolescentes descascadas e sem pai em casa, é um péssimo exercício - e manifestações populares que misturavam a adoração pela TVI aos cartazes onde se lia "não «à» leitão porque não «á» dinheiro" (não sei se é mais triste a situação, se a ignorância, se a falta de leitão, se o facto de não haver dinheiro para leitão mas não faltarem meios para ver televisão).

 Vontade de dar com martelinhos na cabeça desta gente toda, a ver se ganham juízo e um bocadinho de brio, é o que é. Com uma mentalidade destas, admiram-se que a Nação vá mal? Muito bem vai ela, coitada.
 No meio disto tudo ninguém falou de Camões, e ainda bem.  Acho que tudo isto já é uma forma má que chegue de chatear o Camões. E a nós outros.

2 comments:

Sandra Marques de Paiva said...

Não podia estar mais de acordo :)

Sérgio S said...

Depois de ler este post fiquei com desejos de comer leitão...

Textos relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...